terça-feira, 21 de junho de 2011

A era dos morcegos?

Há algumas semanas o site Sensacionalista  publicou a notícia da mulher que engravidou vendo um filme 3D. A matéria caiu na "boca do povo" e em vários jornais de toda parte do mundo.
O que escandaliza não é apenas o absurdo da matéria que foi veiculada como verdade, mas a capacidade de profissionais não investigarem o que estão publicando, "chupando" informações na rede para retransmitirem sem nenhuma comprovação se o fato é confiável ou pelo menos verdadeiro. Isso sem falar dos créditos do autor original da informação, que nem se dão o trabalho de citar. Seria isso o descaso com a população? Não sei, mas se continuarmos com profissionais assim no mercado, em breve viveremos num mundo onde duendes e avatares passearão pelos corredores dos shoppings, pois o que viveremos será nada menos que uma mistura de contos de fadas e ficção.
Me preocupa o quanto os jornais que “não são isentos da verdade” são confiáveis, pois são tão rápidos no ctrl+c e ctrl+v que acabam publicando bobagens. 
O  Globo.com, publicou uma crítica da blogueira Ana Lucia Valinho,  questionando sobre como quem não tem acesso às informações na rede pode verificar se a notícia é verídica:
"E os leitores e telespectadores, como ficam nessa história? Não é todo mundo que tem acesso ao Twitter e fica sabendo de cara que esses fatos não são verossímeis. Isso pra não falar na parcela da população que assiste TV mas não tem acesso à internet. Será que todos ficaram sabendo depois que as notícias que eles receberam eram, na verdade, uma piada? E a credibilidade destes veículos, como fica? E os jornalistas que publicaram isso, será que sofrem alguma repreensão interna?"
O Sensacionalista é um site de humor e não tem a intenção de espalhar boatos na internet. Todas as páginas do site tem uma assinatura dizendo que as notícias são fictícias e que o objetivo é meramente humorístico. O próprio nome do site já indica que o seu conteúdo não é confiável. 

Sensacionalista é uma forma de alertar as pessoas sobre como somos ingênuos e muitas das vezes não temos o hábito de raciocinar sobre o que lemos. 

Fica a dica, nem tudo o que é dito é verdadeiro.

Abração.
Ótima terça-feira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário