Futricando meu e-mail, encontrei meu primeiro artigo acadêmico escrito em 15/09/2009 e resolvi postar:
"As redes sociais na internet são mais que uma simples tendência, elas são ótimas ferramentas para criar um ambiente interativo, aproximando e facilitando a conexão entre pessoas com interesses comuns.
Há uma relação dessa aproximação com o mercado, gerando uma grande discussão entre as empresas sobre o que essas redes têm feito com o mercado e como tem mudado o comportamento do consumidor moderno. É notável a participação dos usuários nas redes, a exposição de opiniões a respeito de diversos assuntos, como também sobre marcas e produtos.
Mesmo que uma empresa não queira levar sua marca para as redes, ela já está lá, sendo comentada e criticada pelos usuários. Prova desse processo são as grandes comunidades existentes como o Twitter, o Orkut e o Facebook, entre tantos outros.
Quando um usuário simpatiza com certo produto, não é problema para ele divulgá-lo, a mesmo modo, quando ele não simpatiza ou tem constrangimentos com a marca, logo denuncia sua insatisfação, levando isso para as redes para que todos possam ver. Daí a força das redes sociais para motivar a tomada de decisões, pois o usuário confia mais no discurso de um colega do que aquilo que a própria marca divulga.
Muitas empresas aproveitam o “boca-a-boca” dos usuários online como estratégia de vendas e reconhecimento de marca, causando um reflexo não apenas online, mas interferindo real e virtualmente no consumo da sociedade.
Diante desse cenário, as empresas que souberem usar essas novas ferramentas de mídia, têm a oportunidade de conhecerem melhor o perfil do consumidor e interagir com ele, podendo apresentar seu produto de forma mais informal, e aproveitar essa interação, para buscar melhorias e conquistar seu público alvo, dando maior credibilidade ao mesmo.
Independentemente de como é feita a estratégia de marketing, as mídias em redes sociais tem conquistado grande espaço, dando ao empresário oportunidade de expansão de sua marca com custo bem menor que a propaganda publicitária tradicional (TV, Jornal, Radio, etc).
É uma boa dica para investimento de forma prática, que trará excelente retorno, tendo em vista que o brasileiro é um dos maiores comunicadores em redes."
... Dando um breve "F5"
Quando escrevi esse texto não imaginava o "boom" que estava por vir: "compras coletivas". Eis a moda, comprar barato, com descontos arrasadores (de arrasar mesmo com nosso bolso) e ilusões de consumo.
O cenário perfeito, a REDE, como ninguém pensou nisso antes? É um oásis de tentações diárias. Aquela promoção imperdível em estética, gastronomia, lazer, viagens em tantos paraísos como Peixe Urbano, Groupon, Clube Urbano, Click On e infinitos outros sites de compras coletivas que aparecem diariamente. Não podemos desperdiçar oportunidades, não é mesmo?
Economizar! Não deveria ser esse o fundamento dessas redes?
É um assunto ainda latente, que com certeza ainda renderá muitas páginas de estudos. Diversos blogs, sites, pesquisas acadêmicas, entre outros estudiosos do marketing, vem argumentando sobre o comportamento do consumidor mediante às sugestões e a veracidade dos descontos oferecidos.
Mas não quero entrar em detalhes agora, pois daria "pano pra manga", estou sem paciência e em Goiânia já não está mais tanto frio assim. (rsrs) Fica para o próximo post.
Abraços, ótimo restinho de semana ;)
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